Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Carnaval

Fevereiro de 2010

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual. De acordo com o modo comtemporaneo o carnaval ainda e considerado uma forma de festa bastante tradicional, pois persistiou por vários anos com o mesmo aspecto.

Carnaval na Itália

O Carnaval da Itália tem como característica a tradição das pessoas se mascararem. Nos séculos XV e XVI, os Médici em Florença organizado grandes carros mascarado chamado "triunfos" e acompanhado por músicas do carnaval, ou seja, músicas para dançar, mesmo que Lorenzo, o Magnífico, foi o autor. Famoso é o triunfo de Baco e Ariadne escrito apenas por Lorenzo, o Magnífico. Em Roma, de regra papal foram realizadas, em vez de corridas Barroco (cavalos) e "raça de moccoletti" na qual os participantes tentaram sair uns aos outros.O Carnaval de Veneza e o Carnaval de Viareggio são consideradas entre os maiores do mundo. Sua fama, transcende as fronteiras nacionais e é capaz de atrair turistas de Itália e do exterior. O Carnaval de Veneza é conhecido pela beleza das fantasias, a pompa das festividades e é composto de vários dias de manifestações: exposições de arte, desfiles de moda, apresentações teatrais, etc.

Fonte: Wikipédia

Ah, o carnaval de máscaras.... Esse é um sonho que tenho. Deveria ser lindo. Além de imensamente charmoso. Assim, poderia-se ser ou interpretar qualquer papel ou personagem. Poderia-se realizar e externar os desejos, proibidos ou não. Afinal, quem é o ser por de trás da máscara?

Nenhum comentário:

Postar um comentário