Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Túrin Turambar



Como havia falado, a história de Túrin Turumbar no livro "O Silmarillion" me marcou também. É linda! Uma das histórias que eu quero que fique na minha memória para sempre... A força de Túrin e todas as suas desgraças e a sua incansável luta...


Turin Turambar é talvez o personagem mais completamente desenvolvido a partir de obras anteriores de Tolkien. história de Turim quase pode ser parafraseada por uma breve passagem em O Silmarillion "Túrin cresceu forte e justo em Doriath, mas ele foi marcado com tristeza" (pg 196).
"Turambar e" Foalókë, iniciada em 1919 e, posteriormente, impresso em O Livro dos Contos Perdidos, Parte II, é a primeira aparição de Túrin a mitologia.
No início dos anos 1920's Tolkien abandonou as versões das lendas em prosa para o verso.
The Lay of the Children of Hurin, um poema em verso aliterativo, continua a história iniciada no original e se expande em cima dele, acumulando novos detalhes sobre o conto. Esse foi iniciado por volta de 1920, e abandonado por sua vez, cerca de três mil linhas mais tarde, em 1925.
A versão em prosa depois deste conto, o Narn i Chin Húrin, é, nas palavras de Christopher Tolkien em Contos inacabados, "O mais emaranhada e complexa de todos os elementos da narrativa na história da Primeira Era" (UT pg 6). Tolkien continuamente abandonados e, em seguida, pegou o conto mais uma vez, reescrever partes dela várias vezes, deixando longos trechos do conto muito subdesenvolvida.

Túrin é um personagem atormentado, filho de Húrin, Senhor de Dor-lómin, e Morwen da casa de Bëor. Quando Túrin ainda era uma criança, seu pai deixou de lutar na Nirnaeth Arnoediad (Batalha das Lágrimas Incontáveis) e foi capturado pelo Lorde das Trevas, Morgoth.
Morgoth pressiou Hurin para obter a localização do reino oculto de Elven Gondolin, mas Húrin não dobrar. Então, Morgoth colocou uma maldição sobre a casa dele, "a sombra do meu pensamento recai sobre eles, onde quer que vá, e meu ódio devem persegui-los até os confins do mundo ... eles devem morrer sem esperança, vida e morte tanto maldição" (UT pg 66-67).
Morgoth prende Hurin "em uma cadeira de pedra em cima de um lugar alto de Thangorodrim" e de lá e dá-lhe vista para que ele possa ver a ruína de sua família (UT pg 67).
Assim Túrin cresce assombrada pela ausência do pai ea sombra de Morgoth que fica em cima dele. Ele é alto, bonito, valente, forte ... em suma, ele possui todas as virtudes de um guerreiro heróico, mas ele é também teimoso e orgulhoso, e essas duas características ajudam a trabalhar a maldição de Morgoth em cima dele.
O conto de Túrin é longa e complicada. Ele passa o tempo em Doriath, com o Rei Élfico Thingol, e é levantado quase como um filho. Mas ele deixa Doriath um bandido, e se torna o líder de um grupo de bandidos.
Este é apenas o começo de uma vida que irá levá-lo através de inúmeros ensaios ... o assassinato acidental de um amigo, um casamento incestuoso, a queda de Nargothrond, a morte de um dragão. Vida de Túrin é um emaranhado de bons e maus, alimentados por suas virtudes e suas falhas trágicas.


Se infortúnios de Túrin e azar foram causados pela maldição de Morgoth ou de seus próprios defeitos trágicos (ou, mais provavelmente, uma combinação dos dois) ainda está em debate.
Não obstante, a narrativa de Túrin é um conto de heroísmo e ai, e um conto muito escura, mesmo que O Senhor dos Anéis. É uma história mais "mitológico" na invenção e dizer que talvez nenhum dos outros escritos de Tolkien, e Túrin Turambar seu personagem mais trágica.

Observação

Os contos de Turim Turambar foram comparados com o finlandês Kalevala mito conhecido como a "Lenda de Kullervo". Kullervo é um personagem mágico talentoso que é humilhado por seus próprios defeitos trágico ... seu temperamento, desejo de vingança e orgulho.
Há muitos outros paralelos na narrativa. Kullervo involuntariamente seduz sua irmã, que cometeu suicídio quando sua relação é revelada. Kullervo também possui uma espada especial, que muitas vezes ele fala.
Tolkien sabia que o finlandês Kalevala muito bem, e provavelmente tinha partes da história de Kullervo em mente quando escreveu o conto de Túrin Turambar.


FONTE: www.tolkien-online.com/turin-turambar

Nenhum comentário:

Postar um comentário