Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Drácula de Bram Stoker

Essa história é conhecida mundialmente. Eu a conheci quando era adolescente, através do filme de Coppola. Me encantei. Aliás, quem não se encanta com esse filme? Muito, muitos anos depois, mais precisamente depois que eu escrevi o meu primeiro livro, resolvi lê-lo. Uma escrita envolvente, porém com o personagem título quase não falando ou agindo, e quase sempre, fugindo. Como assim, alguém pode se perguntar. Drácula é um personagem envolvente, onde o leitor imagina como ele é. Ou ainda imagina o que ele realmente quer. Esses detalhes não são escritos. Eu, por todos esses detalhes, me atrevo a dizer que prefiro o filme. Mas, por favor, não me entendam mal: se não fosse o livro... 

RESUMO

Drácula (em inglês: Dracula) é um romance de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura.
Este romance em forma epistolar, dando voz às várias personagens, abre com a chegada de um solicitador, de seu nome Jonathan Harker, a um castelo na remota zona da Transilvânia. Aí o jovem Harker trava conhecimento com o excêntrico proprietário do castelo, o conde Drácula, dado este ter em vista a aquisição de várias propriedades na Inglaterra.
Paulatinamente Harker começa a perceber que há mais do que excentricidade naquela figura, há algo de estranho no anfitrião, algo de realmente assustador e tenebroso. Aliás, passada a inicial hospitalidade, Harker começa a entender que, mais do que um hóspede, é realmente um prisioneiro do conde Drácula.
Seguidamente, Drácula decide viajar até à Inglaterra, deixando um rasto de morte e destruição por onde passa – sob a forma de um enorme morcego -, enquanto Harker é deixado à guarda de três figuras femininas, três terríveis seres que se alimentavam de sangue humano Harker consegue fugir, apesar de bastante debilitado, e encontra-se
com a sua noiva, Mina, em Budapeste. Já em Inglaterra, Lucy, uma jovem inglesa, amiga de Mina, começa a apresentar estranho sintomas: uma enorme palidez e dois enigmáticos orifícios no pescoço. Os seus amigos, John Seward, Quincey Morris e Arthur Holmwood, incapazes de perceber a origem daquela doença, recorrem ao auxílio do Dr. Abraham Van Helsing, médico e cientista, famoso por seus métodos pouco ortodoxos, tendo compreendido que Lucy estava a ser vítima dos ataques de um ser diabólico: Drácula, uma espécie de morto-vivo que se alimentava de sangue humano.(vampiro) Contudo, receando a reacção destes, Van Helsing decide não revelar imediatamente as suas conclusões.
Numa noite, a Lucy e a sua mãe são atacadas por um morcego – a versão animal do conde Drácula – e ambas morrem, embora de causas diferentes: Lucy tendo sido fruto do ataque sanguinário do morcego/Drácula; a mãe de Lucy vítima de ataque cardíaco provocado pelo medo.
A Lucy é enterrada, mas a sua existência não termina por aí: esta renasce como vampira e começa a perseguir crianças. Van Helsing, não tendo outra opção, confidencia as suas conclusões aos amigos desta. Estes, decididos a colocar um fim naquela forma de existência, pregando-lhe uma estaca no coração e cortando-lhe a cabeça, pois só assim ela poderia descansar em paz.
Pouco tempo depois, para surpresa dos mesmos, percebem que Drácula tinha agora uma nova vítima, Mina, já regressada de Budapeste junto com Harker, agora juntos na condição de marido e mulher. Porém, para além de se alimentar de Mina, Drácula também lhe dá o seu sangue a beber, ritual que os faz ficarem ligados espiritualmente numa espécie de matrimónio das trevas.
Van Helsing compreende que, através da hipnose, é possível seguir os movimentos do vampiro, assim, decididos a destrui-lo e a salvar Mina, e os homens perseguem-no. Drácula foge para o seu castelo na Transilvânia, todavia, este é destruído pelos perseguidores antes de concretizar tal objectivo, libertando a Mina deste “encantamento”.

* a imagem a cima trata-se do 1º exemplar do livro lançado

O FILME

O filme conta a história do líder romeno Vlad Tepes (Drácula), que, ao defender a igreja cristã na Romênia contra o ataque dos turcos, tem sua noiva Elisabetha enganada: esta crê que seu amado morreu e então atira-se no rio chamado "Princesa". Vlad, ao retornar da guerra e constatar a morte de sua amada, e condenada ao inferno (pois se matara), renuncia e renega a Deus, à igreja e, jurando só beber sangue a partir daquele momento, sendo assim condenado à sede eterna, ou seja, ao vampirismo.
Quatro séculos se passam, e ele redescobre a reencarnação de Elizabetha, em Londres, agora conhecida como Wilhelmina Murray (Mina). Jonathan Harker, noivo de Mina, parte a trabalho para a mansão do Conde Drácula, onde irá vender dez terrenos na área de Londres para este estranho Conde.
Lá é feito prisioneiro, enquanto o conde se encaminha à Inglaterra para reencontrar sua amada. O resto do filme consiste em uma busca desesperada e sofrida do amante para reconquistar sua amada.

ELENCO

Gary Oldman — Vlad Tepes / Drácula
Winona Ryder — Elisabetha / Mina
Keanu Reeves — Jonathan Harker
Anthony Hopkins — Professor Abraham Van Helsing
Richard E. Grant — Dr. Jack Seward
Cary Elwes — Lorde Arthur Holmwood
Bill Campbell — Quincey P. Morris
Sadie Frost — Lucy Westenra
Tom Waits — R.M. Renfield
Monica Bellucci — Noiva de Drácula

Fonte: wikipedia




2 comentários:

  1. Eu li já tem tempo, em inglês, não lembro de muitos detalhes.
    No filme o que impressiona é Gary Oldman. Se o comparar com o comissário Gordon da nova versão do Batman dá pra ver a versatilidade do cara!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o ator é excelente! O livro eu li a pouco, e digo que o filme é mais completo. Mas há uma legião de pessoas que não pensam como eu.

    ResponderExcluir